Sopradores roots para aplicação em sistemas de aeração por ar difuso – cuidados na implantação
13 de dezembro de 2017

Os sopradores parafusos têm conquistado a preferência de clientes por sua eficiência energética.

 

Os sopradores de ar são componentes importantes para a eficiência de um sistema de aeração por ar difuso. Entre os modelos disponíveis no mercado, os do tipo parafuso têm conquistado uma fatia importante nos projetos desenvolvidos para estações de tratamento de efluentes onde a principal ótica de implantação é o consumo energético.

Esses sopradores passaram por renovações e oferecem hoje maior eficiência energética e grande flexibilidade operacional de vazão de ar e pressão de descarga. É uma tecnologia de deslocamento positivo (comprime o ar) onde sua forma construtiva permite a redução do volume de ar. Essa redução volumétrica propicia menor consumo de energia quando comprado com as tecnologias tradicionais

A aposta do mercado nos sopradores parafusos é reiterada por especialistas da área, como Ricardo Brandão, da Atlas Copco. “Em muitas instalações, os sopradores parafusos têm garantido uma economia de energia superior a 30%. Sua grande variação de vazão tem permitido a quantidade de oxigênio correta e maior redução do consumo de energia”, comentou Brandão.

Outra característica importante dos sopradores de parafuso é o acionamento direto, eliminando as polias e correias, reduzindo a quantidade de peças de manutenção, incremento da eficiência em mais de 4%, eliminação da necessidade de alinhamento ou ajustes além de eliminar o escorregamento da correia( descarte e perdas) que ocorre com aumento das horas trabalhadas.

Normalmente os sopradores de parafuso utilizam motores menores devido a sua eficiência energética reduzindo assim os custos com instalação e área ocupada. Os sopradores de parafuso não precisam ser chumbados e podem ser apoiados ao chão devido a não existência de vibração, reduzindo assim os custos com instalação.

Vale ressaltar que o soprador de parafuso por ter compressão interna pode trabalhar com pressões de até 1,5 bar(g) sem problemas de qualidade, muito utilizado em estações de tratamento com altura útil superiores a 8 m de altura útil.

Alguns fabricantes de sopradores dão garantia de 5 anos no elemento compressor, mesmo com a máquina trabalhando com pressões acima de 1 bar(g), diferencial que aumenta a confiabilidade do equipamento.

 

Eficiência energética é uma das principais vantagens dos sopradores parafusos

A demanda por sopradores parafusos tem feito os fabricantes investirem na melhoria da eficiência do produto. A redução dos custos de energia é uma das principais vantagens oferecidas pelas marcas que têm conquistado destaque no mercado.

Esse é o caso da Gardner Denver, que desenvolveu o modelo Robox. Este produto garante uma redução nos custos de energia elétrica nas estações de tratamento de efluentes de até 30% e possibilitam a redução das emissões de carbono. Essa economia é essencial, uma vez que os gastos com energia elétrica são um dos principais fatores que encarecem as operações nas ETES.

Essas características garantiram à Gardner Denver, o prêmio ambiental de eficiência energética: o Motion Control Industry Awards de 2017. A premiação, que ocorreu em maio passado em Birmingham, na Inglaterra, é concedida a produtos, sistemas ou serviços que tenham uma contribuição significativa para fatores ambientais, como economia de energia, controle de emissões e redução de ruído e custos.

Mais vantagens dos sopradores parafusos disponíveis no mercado

Outra marca de sopradores parafusos que tem se destacado é a alemã Aerzen. O diretor geral da empresa no Brasil, Rainer Chr. von Siegert, afirma que o produto garante máxima eficiência no consumo de energia.

“A eficiência energética é o ponto chave, uma vez que o equipamento trabalha de acordo com a demanda do processo. E isso pode resultar em uma economia que chega a 30% do consumo de energia quando comparados aos equipamentos convencionais”, atesta.

Além disso, segundo o fabricante, o equipamento tem um custo reduzido ao longo do ciclo de vida e conta com maior alcance na gama de pressões e aplicações. A tecnologia também tem garantida sua confiabilidade e durabilidade, baixos custos de manutenção e conta com sistema único, no qual o ar de processo é 100% isento de óleo e material absortivo.

“O Delta Hybrid é a primeira série mundial de compressores de êmbolos rotativos e o único que combina as vantagens das tecnologias do soprador e compressor num único sistema. Os resultados oferecem um novo campo de possibilidades nas aplicações de pressão e vácuo”, explica Siegert.

Wagner Ferretti, da Kaeser, outro fabricante alemão, menciona a facilidade de utilização desse tipo de soprador. “Não existe mais a necessidade de adicionar óleo, apertar as correias de transmissão, ajustar o motor, obter variadores de frequência apropriados, programar e ligá-los de acordo com CEM, desenhar esquemas de ligação, remover de acordo com CE e CEM… – isso é passado.”

O conceito dessa tecnologia sugere a utilização de máquinas completas e certificadas pelos fornecedores dos sistemas, poupam objetivamente tempo e dinheiro e garantem um funcionamento seguro durante anos.

Quer saber mais sobre o uso de sopradores em sistemas de aeração por difuso? Confira mais informações sobre esses equipamentos neste post publicado aqui no site da B&F Dias.