Empresa brasileira ganha Prêmio de Inovação Tecnológica
21 de março de 2018
Sistemas de secagem de lodo solar
19 de maio de 2018

Maior empresa de sistemas de aeração da América Latina, a B&F Dias acaba de lançar no mercado brasileiro a linha de ejetores de ar para estação de tratamento VariOx ™, após ter firmado parceria com a Parkson, empresa norte americana provedora de equipamentos e sistemas de alta tecnologia.

O sistema de aeração por jato VariOx ™ é um dispositivo de aeração e mistura usado para aplicações de tratamento de água e efluentes. A aeração por jato combina muitos dos benefícios dos sistemas de aeração mecânica e ar difuso.

O aerador de jato consiste de um bocal de líquido interno e um bocal de ar externo. O líquido da bacia é recirculado por meio de uma bomba e descarregado através de um ejetor interno em alta velocidade.

Concomitantemente, o ar é alimentado no bocal de ar externo, onde é misturado com o líquido motriz e descarregado como como um jato de alta energia.
O fluxo cruzado de líquido motriz através do ar que entra no bocal externo criando uma ação de cisalhamento que gera uma bolha de excelente performance. As bolhas de ar são arrastadas dentro da pluma de jato e descarregadas em um plano horizontal nas porções inferiores do tanque ou lagoa.

Os jatos podem ser operados com ou sem ar, sendo alimentados através do bocal de ar externo. Isso fornece a funcionalidade de um mixer e de um dispositivo de aeração.

As taxas de ar também podem ser variadas através do bocal externo que fornece a capacidade de manter uma condição de mistura completa, enquanto ajusta as taxas de ar para satisfazer os requisitos do processo.

A eficiência do sistema de jatos é comparável aos sistemas difusores de bolhas finas. O principal benefício é que, ao contrário dos difusores de membrana, os jatos não perdem eficiência ao longo do tempo.

Custo operacional de longo prazo e sustentabilidade operacional

As eficiências de transferência de oxigênio permanecem constantes durante a vida útil do equipamento. Essa é uma vantagem importante quando se considera o custo operacional de longo prazo e a sustentabilidade operacional. Já que, neste caso, não é necessário nenhum tempo de inatividade programado para a substituição de equipamentos.

Os jatos produzem um meio para bolha de ar fina que é entregue em um padrão de fluxo horizontal de alta velocidade. Esse padrão de fluxo fornece um tempo de residência de bolha mais longo em comparação com projetos de difusor padrão que criam apenas um caminho vertical de deslocamento de bolha de ar.

Características do sistema de aeração por jato VariOx ™

Sem peças móveis no tanque ou lagoa;
Design personalizado para atender a qualquer layout de implantação;
Taxas de ar variáveis, mantendo uma mistura completa;
Toda a construção em fibra de vidro e aço inoxidável;
Alta eficiência de transferência de oxigênio;
Nenhuma perda de eficiência de transferência ao longo do tempo;
Múltiplas opções efetivas para fluxos;
Escolhas maiores para altas concentrações de sólidos.

Benefícios do sistema de aeração por jato VariOx ™

Não é necessário nenhum tempo de inatividade programado para a substituição de equipamentos;
Custos de instalação reduzidos;
Perfeito para tanques cobertos;
Vida útil do equipamento elevada.
Gostou deste artigo? Então, compartilhe-o com seus contatos!