Sistemas de secagem de lodo solar
19 de maio de 2018

A B&F Dias assinou recentemente o maior projeto de sistemas de aeração em tanques circulares do Brasil. O contrato, para a implantação na maior cidade de Santa Catarina, Joinville, prevê a instalação do sistema com mais de 44 mil difusores junto a Companhia de Saneamento Básico Águas de Joinville.

Baixo consumo de energia

O sistema escolhido tem como vantagem a possibilidade de implantação de maior densidade de difusores, o que significa menor utilização de vazão de ar por difusor e maiores índices de transferência de oxigênio.

Além disso, a configuração de sistema de aeração em tanques circulares escolhido proporciona outras vantagens operacionais como melhor mistura e oxigênio dissolvido mais homogêneo.

O sistema de aeração por ar difuso do tipo circular fixo é o mais instalados no país em razão das seguintes características:

  • Maior transferência de oxigênio;
  • Melhor distribuição de oxigênio dissolvido;
  • Menor custo de operação;
  • Menor consumo de energia elétrica;
  • Melhor mistura;
  • Flexibilidade;
  • Melhor decantação do efluente;
  • Baixa manutenção.

Além do sistema de aeração, faz parte do escopo o fornecimento e implantação de 20 removedores em aço inoxidável de clarificado, conjunto de bombas e misturadores, e instrumentação. O processo será totalmente automatizado.

Sobre a Águas de Joinville

A Águas de Joinville é uma empresa de capital misto, majoritariamente pertencente à Prefeitura Municipal da cidade. Tem como principais objetivos o tratamento e distribuição de água potável, a coleta e o tratamento de esgotos.

A Estação de Tratamento de Esgoto contemplada por este contrato  – ETE Jarivatuba – será a maior de Joinville e também a maior do estado de Santa Catarina, atendendo a mais de 20 bairros das regiões central, norte e sul do município. Além disso, a nova Estação de Tratamento de Esgoto vai elevar o índice de cobertura de esgoto de Joinville de 32% para 45% e terá uma capacidade de tratamento de 600 litros por segundo.

Gostou destas informações e quer saber mais sobre sistemas de aeração em tanques circulares e outras tecnologias empregadas em estações de tratamento de efluentes? Então, continue acompanhando nossos artigos!