B&F Dias assina maior projeto de aeração em tanques circulares do país
6 de junho de 2018
B&F DIAS é escolhida como representante e distribuidora exclusiva da Parkson Corporation no Brasil
7 de agosto de 2018

Entenda como a Cervejaria Germânia tem conseguido ótimos resultados no tratamento de efluentes utilizando o sistema MBR em sua ETE.

O uso de membranas de microfiltração – ou ultrafiltração – nos processos de tratamento de água e esgoto tem sido cada vez mais frequente por conta de seu alto poder de purificação dos efluentes. O sistema, conhecido como Biorreatores de Membrana ou MBR (da sigla em inglês Membrane Bio Reactor), foi escolhido pela Cervejaria Germânia, de Vinhedo, para fazer parte do sistema instalado em sua Estação de Tratamento de Efluentes (ETE).

De acordo com o engenheiro cervejeiro da Germânia, Reinaldo Rittmeyer, uma das principais preocupações da empresa ao escolher este tipo de sistema em sua ETE foi garantir a volta à natureza do efluente mais puro possível, uma vez que um rio importante para a região passa próximo à cervejaria.

“A Germânia sempre teve uma preocupação ambiental muito grande. Estamos no meio da mata e próximo de nós,  há o rio Capivari, que merece todo o nosso respeito”, reforça Rittmeyer.

Ele explica, ainda, que o objetivo da empresa com o uso do MBR é conseguir devolver à natureza um efluente com 5,0 mg/l de demanda bioquímica de oxigênio (DBO). Hoje a carga de efluentes gerada pela empresa corresponde a 4.000 mg/l de DBO.

“Quando partimos a carga da cervejaria, que é de mais ou menos 4.000 mg/l, para chegar a 5 mg/l, foi uma dificuldade muito grande. Então, por mais sistemas convencionais que tenhamos, não é possível atingir a DBO de 5 mg/l. Por isso, fizemos a opção pela membrana de ultrafiltração e por outros sistemas que temos aqui na nossa ETE”, acrescenta.

MBR e o conjunto de sistemas instalados na Cervejaria Germânia

Junto com o sistema MBR, a Cervejaria Germânia possui outros equipamentos que garantem a máxima eficiência da sua ETE. Segundo Diego Rocha, da área comercial da B&F Dias – empresa responsável pela implantação do sistema de aeração, foram instalados difusores de ar de alta  transferência de oxigênio para máxima performance do sistema.

Além disso, toda a tubulação onde estão instalados os difusores são de aço inoxidável, material que oferece a vantagem de não sofrer com oxidações. “Nós tivemos um time muito dedicado para atender as necessidades da Germânia no tempo hábil que eles precisavam para colocar a planta em funcionamento. Tivemos apenas uma semana para instalar, testar todos os equipamentos, dar a chave na mão para o início das operações”, detalha Rocha.

O sistema instalado na Cervejaria Germânia conta, também, com equipamentos de controle, que monitoram a vazão dos tanques, PH do efluente e oxigenação, entre outras informações geradas na estação de tratamento. Todo o sistema pode ser monitorado por computadores, instalados em diferentes setores da empresa.

Mais vantagens do sistema MBR

Além do alto poder de ultrafiltração, o que resulta em obtenção de água – que pode ser devolvida para o meio ambiente com segurança ou reutilizada em processos que não exijam potabilidade -, o sistema MBR tem outras vantagens. Veja algumas delas:

  • Sistema modular: de fácil montagem, possibilita expansão e adequação dos fatores físico-financeiros. Isso significa que o sistema completo pode operar em um espaço menor do que demandaria a utilização de métodos convencionais.
  • Maior atividade no reator: o reator biológico é 80% menor que nos processos convencionais; dispensa construção de decantador, adensador e respectivos equipamentos; proporciona significativa redução do custo da construção civil; permite geração oito vezes menor de lodo em relação aos processos convencionais; permite redução do custo operacional e de capital no sistema de deságue do lodo; além de reduzir o custo de mão de obra.
  • Podem ser aplicados em novos projetos ou para proporcionar o reuso de água em construções já existentes.

Se você quer conhecer mais sobre o sistema MBR e sistemas de aeração por ar difuso, continue acompanhando nossos artigos!