Notícias

Lodos ativados em batelada! Você já conhece o SBR?

O reator sequencial em batelada, ou SBR (do inglês Sequencing Batch Reactor), também conhecido por lodos ativados em batelada, possui o mesmo princípio de funcionamento que o processo de tratamento por lodos ativados, porém opera de forma descontínua. Assim, os processos que ocorrem no tanque de aeração e no decantador secundário passam a acontecer em um único tanque.

Para poder operar em batelada, o SBR funciona com ciclos, possuindo as seguintes etapas: enchimento, aeração, sedimentação, esvaziamento e repouso. Podem ser incluídas também etapas anaeróbias e anóxicas para a remoção de nutrientes.

A etapa de aeração utiliza sistema por ar difuso, e o esvaziamento é realizado por um equipamento que coleta o efluente clarificado sempre pela superfície, conhecido por decanter. O descarte do lodo biológico excedente geralmente ocorre na etapa de repouso.

Neste sistema são utilizados geralmente 2 ou 3 tanques em paralelo, de modo a sempre ter um tanque disponível para receber o esgoto que está chegando na estação, enquanto ocorre o tratamento nos demais. Como alternativa para sistemas de baixa vazão, pode ser utilizado um tanque de equalização para recebimento e armazenamento do esgoto bruto, possibilitando, assim, a utilização de apenas 1 tanque para tratamento.

Entre as principais vantagens do SBR estão:

– É possível alterar o tempo de cada etapa, otimizando o processo e, com isso, melhorar a eficiência de tratamento;

– Economia de área, pois a etapa de aeração e decantação ocorrem no mesmo tanque;

– Inclusão de etapas para remoção de nutrientes, mesmo em sistemas já em operação, apenas instalando misturadores;

– Possibilidade de realizar a digestão do lodo no próprio SBR, através do aumento do tempo da etapa de aeração do processo.

A B&F Dias fornece decanters e misturadores Enviromix para utilização em sistemas SBR, além de diferentes sistemas de aeração por ar difuso, como fixos e removíveis.

No vídeo você pode conferir um SBR constituído por 2 tanques. Um está vazio e o outro cheio. No tanque vazio é possível ver os difusores de ar no fundo. Em ambos é possível ver os decanters instalados, que são aqueles equipamentos em aço inoxidável presos às paredes do tanque. Na segunda parte do vídeo é mostrado um teste do sistema de aeração por ar difuso no tanque cheio.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Share on print

Veja também