Esta é a parte 2 da série sobre a perda de carga em sistemas de aeração por ar difuso, e vamos abordar os materiais construtivos de difusores de ar e a sua relação com a perda de carga. O tema da parte 1 foi os componentes do sistema que causam a perda de carga, e a relação da vazão de ar com esta perda.
Atualmente há diversos tipos de modelos de difusores, de diferentes materiais, formatos e tipos de perfuração. Todos esses pontos se relacionam diretamente com a perda de carga que eles podem apresentar.
O que é pouco conhecido é o fato de difusores visualmente muito parecidos (quase idênticos), apresentarem comportamentos completamente diferentes em relação a taxa de transferência de oxigênio e a perda de carga.
Mas o que provoca essa diferença de performance em componentes tão parecidos?
Basicamente, são dois os fatores: composição do material e perfuração das membranas.
A maior parte das membranas atualmente vendidas é em EPDM (ethylene propylene diene methylene). A borracha de etileno-propileno-dieno (EPDM), pertence ao grupo genérico das “borrachas de etileno-propileno”, grupo que engloba duas variedades de borrachas: os copolímeros e os terpolímeros.
O sucesso de um composto de EPDM depende de pesquisa e a utilização de maior percentual de componentes adequados à aplicação. Membranas fabricadas com grande quantidade de óleos apresentarão problemas dimensionais num curto espaço de tempo com a perda desse material para o efluente ou mesmo para um determinado grupo de microrganismos.
Além de apresentar menor perda de carga, membranas em EPDM ainda possuem resistência à temperatura, diferentemente do Poliuretano, por exemplo.
Consultores e engenheiros de processos de tratamento mais experientes entendem o assunto “perda de carga” como de extrema importância e parte integrante do processo decisório para implantação de um sistema de aeração de bom funcionamento.
Na parte 3 desta série iremos abordar sobre o planejamento no dimensionamento de sistemas de aeração.
A B&F Dias é a maior especialista em sistemas de aeração por ar difuso do Hemisfério Sul com mais de 33 anos de experiência. Saiba mais em bfdias.com.br