Secagem SolarFlow: o SludgeManager

Secagem SolarFlow: o SludgeManager

Desenvolvido pela Thermo-System em conjunto com a Universidade de Hohenheim na Alemanha, o SludgeManager une os benefícios de um procedimento totalmente automatizado com as vantagens do já consagrado Electric Mole : robustez, manutenção simples e uma construção robusta em aço inoxidável.

O que diferencia o SludgeManager do Electric Mole é que ele pode transportar o lodo longitudinalmente e na direção lateral, permitindo que a planta opere continuamente com qualquer número de pontos para carregar ou descarregar o lodo.

Fluxo de material contínuo

O SludgeManager fornece a base para um fluxo contínuo de material – desde a desidratação até o carregamento para transporte e descarte. É particularmente ideal para processos que envolvem desidratação ininterrupta e reciclagem contínua do material seco (incineração, gaseificação).

Tempo operacional mínimo necessário

Como a planta é totalmente automatizada, a operação demanda pouquíssimo tempo.

Tecnologia segura, durável e de baixa manutenção

Uma vez que apenas um pequeno número de peças está em contato com o lodo, a manutenção é mínima. A unidade de torneamento pode simplesmente ser removida da estufa de secagem a qualquer momento e mantida em um local adequado. Componentes testados e comprovados do setor de construção de guindastes garantem custos reduzidos de peças de reposição e manutenção e, para atender às nossas demandas em termos de durabilidade e facilidade de manutenção, todos os componentes que entram em contato com o lodo são feitos inteiramente de aço inoxidável

Flexibilidade e confiabilidade operacional

A possibilidade de usar o transporte ponto a ponto reduz ao mínimo a necessidade de unidades adicionais de carga ou descarga, aumentando assim a confiabilidade operacional geral. Além disso, o lodo pode ser introduzido e removido do mesmo lado do corredor.

Backmixing e armazenamento

Uma função de retromistura opcional permite misturar lama seca e desidratada para melhorar a estrutura do lodo, as propriedades de secagem e reduzir a formação de substâncias odoríferas. O SludgeManager também permite armazenar grandes quantidades de lodo.

Otimização de espaços com calor residual

O uso de calor residual diminui consideravelmente os requisitos de espaço dos processos de secagem de lodo solar e a dependência das flutuações sazonais. O calor residual de qualquer fonte pode ser usado em baixas temperaturas. A capacidade de secagem pode ser aumentada muitas vezes acima da capacidade de secagem solar pura, permitindo um processo de secagem solar muito econômico mesmo em espaços confinados.

Etapa 1: Carregando

O lodo pré-desidratado pode ser introduzido na estufa em qualquer ponto – normalmente diretamente da unidade de desaguamento com a ajuda de uma bomba de lodo, transportador em helicoildal ou correia transportadora. É claro que o lodo também pode ser trazido por pás carregadeiras ou caminhão e depositado em praticamente qualquer ponto dentro do galpão, graças ao alto grau de flexibilidade do SludgeManager. A instalação de secagem pode, portanto, ser facilmente adaptada às condições do local.

Uma vez localizado dentro da estufa de secagem, o lodo é distribuído longitudinalmente e na direção lateral em um processo totalmente automatizado.

Etapa 2: Secagem

Devido à sua composição, os lodos de esgoto são corrosivos, abrasivos e às vezes pegajosos. Para atender às nossas próprias expectativas em termos de qualidade, durabilidade e facilidade de manutenção, todos os componentes que entram em contato com o lodo são feitos inteiramente de aço inoxidável, e nossas unidades de revolvimento têm capacidade de torque de até 1000 Nm por metro de largura de trabalho.

Mesmo em estufas de até 20 por 150 m (65×492 pés), o SludgeManager adapta-se de forma ideal a qualquer irregularidade do solo, garantindo o processamento contínuo de todas as camadas de lodo sem deixar nenhuma camada pendente.

O SludgeManager pode ser movimentado em todas as três dimensões e transporta o lodo de qualquer ponto de entrada para qualquer ponto de saída.

Etapa 3: Esvaziamento

Após a secagem, o lodo pode ser carregado em caçambas ou transportado para uma estação de carregamento de caminhão de forma totalmente automatizada e sem a necessidade de outras unidades de transporte.

O SludgeManager também pode empilhar o lodo seco dentro do galpão para armazenamento temporário e movê-lo posteriormente.