Notícias

Aquapolo: um dos maiores sistemas de reúso de água do mundo

O maior empreendimento para a produção de água de reúso na América do Sul e um dos maiores do mundo, o AQUAPOLO é resultado de parceria entre a GS Inima Industrial e a Sabesp.

Desenvolvido como uma solução para gestão hídrica, o AQUAPOLO fornece água de reúso para ser utilizada em caldeiras e torres de resfriamento no Polo Petroquímico de Capuava e indústrias da Região do ABC Paulista.

Projeto inovador e sustentável, pioneiro no Brasil, o AQUAPOLO tem capacidade de produzir até 1.000 L/s de água de reúso. Esse volume é equivalente ao do abastecimento de uma cidade de 500 mil habitantes.

Altamente automatizado, ele utiliza o esgoto tratado pela ETE-ABC, da Sabesp, como seu principal insumo. Após o processo de tratamento, parte do esgoto que seria lançado no Córrego dos Meninos é desviado para a operação do AQUAPOLO.

Quando o esgoto tratado da ETE-ABC chega na estação de tratamento do AQUAPOLO, ele passa por meio de uma bateria de filtros tipo disco. Após segue para processos biológicos anóxico e aeróbio por meio de reator tipo carrossel. Dentro do tanque são criadas zonas de aeração com diferentes concentrações de O2. Isso garante uma eficiência alta na remoção da matéria orgânica e da amônia.

Na sequência, se utilizam membranas de ultrafiltração (MBR) para separar os sólidos da água, sendo que parte desta água ainda passa por osmose reversa para remoção de sais, atendendo assim os padrões de qualidade exigidos pelas empresas.

A B&F Dias, fabricante brasileiro especializado em sistemas de aeração por ar difuso com atuação internacional, forneceu um sistema completo de aeração removível com membranas tubulares de alto desempenho, e uma tubulação de interligação em aço inoxidável.

“Fazer parte desse projeto foi uma honra devido sua grandeza e importância para todo o país. O Aquapolo, além de inovador, já ganhou várias premiações e é um divisor de águas na gestão de água de reúso. Sempre buscamos oferecer aos nossos clientes qualidade e excelência para que seus projetos sejam efetivos, sustentáveis e promissores”, explica o gerente de contratos da B&F Dias, Bruno Dinamarco.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Share on print

Veja também