A secagem de lodo é um processo importante no tratamento de resíduos sólidos gerados por estações de tratamento de águas e efluentes. Esta etapa do processo está totalmente alinhada com as práticas ESG e entrega significativa redução no custo operacional das estações de tratamento.
A B&F Dias é referência em sistemas de secagem solar e conta com três tecnologias diferentes para a secagem do lodo, promovendo resultados econômicos e ambientais. Promover a secagem do lodo utilizando o sol como fonte natural de energia oferece inúmeras vantagens.
A principal vantagem é que a energia solar é uma fonte renovável e limpa, o que significa que sua utilização na secagem do lodo não contribui para a emissão de gases de efeito estufa ou para o esgotamento de recursos naturais não renováveis. Isso torna o processo de secagem de lodo ecologicamente sustentável e socialmente responsável.
Outra vantagem é que as estufas podem ser instaladas em diferentes áreas, tornando o processo de secagem de lodo viável em qualquer local que está exposto ao sol.
Os três processos disponíveis na B&F Dias são adaptados de acordo com a necessidade de cada planta:
– Sistema Eletric Mole – o lodo pode ser seco em bateladas usando um processo semi-contínuo. Este processo é indicado para ETEs e ETAs industriais e resíduos de digestores e para cidades pequenas;
– Sistema SludgeManager – procedimento totalmente automatizado, para operações contínuas. Oferece o back-mixing e processa lodos de ETEs e ETAs, industriais e resíduos de digestores.
– Sistema StorageDryer – a solução é a mais inteligente para sistemas de população entre mil e 30 mil habitantes e conta com conceito de secador compacto, mais simples, barato e ecológico para uma secagem de lodo totalmente automático e com armazenamento de loco combinados em um único sistema.