Saiba mais sobre as vantagens do MBR – Reatores de membrana
O uso dos reatores de membrana no sistema de tratamento de efluentes tem se mostrado bastante eficiente. Acompanhe aqui quais as vantagens do MBR.
O uso de membranas de microfiltração e ultrafiltração nos processos de tratamento de efluentes vem se popularizando cada vez mais no Brasil, em um sistema conhecido como Biorreatores de Membrana ou MBR (da sigla em inglês Membrane Bio Reactor). As vantagens do MBR são muitas e no processo de tratamento de água e principalmente esgoto, as membranas são capazes de separar substâncias que os filtros convencionais não conseguem reter.
Um dos principais resultados da microfiltração – ou ultrafiltração – é a obtenção de água pronta para ser reutilizada em aplicações que não exijam potabilidade, como:
- Torres de resfriamento;
- Descargas sanitárias;
- Irrigação e jardinagem;
- Limpezas de ruas;
- Lavagens em geral;
- Ornamentação aquática;
- E outras.
A utilização de água de reuso, além de proporcionar economia na conta mensal, representa vantagem competitiva para empresas e instituições que utilizarem o sistema. E isso, especialmente, em um cenário em que o uso consciente de água potável se tornou uma exigência permanente por conta dos recentes períodos de escassez em várias partes do Brasil e do mundo.
Outras vantagens do MBR já comprovadas
- Sistema modular: De fácil montagem, possibilita expansão e adequação dos fatores físico-financeiros. Isso significa que o sistema completo pode operar em um espaço menor do que demandaria a utilização de métodos convencionais;
- Maior atividade no reator: O reator biológico é até 80% menor que nos processos convencionais; dispensa construção de decantador primário e secundário, adensador e respectivos equipamentos; proporciona significativa redução do custo da construção civil; e permite geração menor de lodo em relação aos processos convencionais;
- Podem ser aplicados em novos projetos ou para proporcionar o reuso de água em construções já existentes;
- Por ser um sistema de tratamento biológico, é sustentável do ponto de vista ambiental.
Por essas vantagens do MBR, já reconhecidas pelo mercado, este sistema foi o escolhido para ser utilizado na estação de tratamento de efluentes na sede do Centro de Tecnologia, Inovação e Fabricação da B&F Dias, inaugurado neste ano no município de Vinhedo (SP). A empresa de sistemas de aeração por ar difuso é a maior da América Latina.
O sistema também é utilizado para transformação em água de reuso para abastecer torres de resfriamento de um shopping no Rio de Janeiro.
Como funcionam as membranas do Sistema MBR
No Sistema MBR, as membranas de microfiltração ou ultrafiltração substituem o processo de decantação normalmente utilizado em sistemas convencionais. Elas possibilitam a retenção de 100% de sólidos, o que garante uma água tratada de melhor e alta qualidade. Além de possibilitar o tratamento de esgoto sanitário e efluentes industriais para transformação em água de reuso, as membranas são utilizadas em outros processos como:
- Dessalinização da água do mar e da água salobra: É usada com sucesso em países como Israel, que possui a maior e mais avançada planta de dessalinização de água do mar por membrana. Nesse caso, o processo aplicado é o de osmose inversa, que utiliza membranas com pequenos poros, pelos quais atravessam moléculas de água.
- Dessulfatação de água marinha para injeção em poços de petróleo. Para esse caso, são utilizadas membranas de nanofiltração. Elas também são usadas nos processos de tratamento de efluentes decorrentes do processo produtivo na cadeia de extração de petróleo.