É surpreendente o crescimento verificado na utilização de ETE compactas nos últimos anos no Brasil. Os avanços nos métodos de fabricação e tecnologia são os principais fatores para esse crescimento.
As ETE´s Compactas são recomendadas para tratamento de esgoto sanitário em residências, edifícios, condomínios, pousadas, hotéis, restaurantes, centros comerciais e diversos tipos de estabelecimentos comerciais ou residenciais.
O processo de tratamento normalmente segue o mesmo critério de uma estação de grande porte, porém as ETE podem ser dimensionadas para atender a baixas vazões e são facilmente moduladas. Seus grandes diferenciais são a simplicidade de operação, economia de espaço, alta eficiência e custo e velocidade de implantação.
Atualmente existem no mercado cerca de 30 fabricantes de ETE´s Compactas, que oferecem os mais diversos tipos de projetos para atender a diferentes processos, até mesmo nos casos com fins de reuso, onde o efluente tratado é utilizado para rega de jardins, limpeza de pátios, descarga de banheiros, entre outros.
Um dos grandes avanços implantados nas ETE foi a adoção no processo biológico aerado dos sistemas de aeração por ar difuso, usualmente com os difusores de bolha fina. Essa tecnologia é altamente empregada e recomendada para as ETE compactas, devido a sua elevada eficiência de tratamento e seu baixo custo de operação, e especialmente, pelo menor consumo de energia elétrica.
“Nossa demanda para esse tipo de aplicação cresceu mais de 200% nos últimos 5 anos”, explica Bruno Dinamarco, gerente de contratos da B&F Dias, empresa especialista na fabricação desses sistemas e líder absoluta na América Latina. “Atualmente atendemos mais de 20 fabricantes de ETE compactas com alguns equipamentos já padronizados para essa aplicação”, completa.
O mercado sinaliza ainda que não parou de crescer. Os fabricantes de ETE estão de casa cheia e as perspectivas para 2013 são as melhores, o que é especialmente bom para os sérios problemas do déficit de saneamento brasileiro.