Dicas Preciosas para manter a cozinha ecológica e sustentável
- Reduza o consumo de água: Use os redutores de fluxo nas torneiras para diminuir o fluxo de água.
- Utilize corretamente a lava louça: Se você usar a lava-louça cheia(o mesmo vale para a lava-roupas) e escolher o melhor ciclo e forma de secagem, você economiza água. Os testes nos Estados Unidos indicam que enxaguar os pratos antes de coloca-los na maquina desperdiça 75 litros de água. E sabemos que pode usar a água da saída para lavar a cozinha e/ou quintal.
- Prefira sabão biodegradável: Procure usar o sabão biodegradável em todos os lugares: lava-louças, lava-roupas e para todo o resto da casa. Infelizmente não temos estudos – muito menos comprovação isenta – de qual sabão é realmente biodegradável. De toda forma, é possível fazer sabão ecológico caseiro.
- Reduza as embalagens: Quando for ás compras, evite a alface (orgânica) na bandeja de isopor e envelopada em plástico filme. Fuja de coisas que tenham embalagem em excesso e prefira as embalagens maiores de bebidas ou iogurtes (que inclusive, são mais fáceis de reciclar). Em casa, deixe o filme e o alumínio de lado e prefira tigelas com tampa.
- Troque plástico por vidro: Em vez de usar potes plásticos para sobras prefira os conjuntos feitos de vidro ou inox (com tampas) para essa função. Muitos plásticos podem ser reciclados, mas eles são feitos de petróleo, daí a idéia de usa-lo com parcimônia.
- Esquente só o necessário: Se você vai esquentar uma pequena poção de comida ou o que restou de outra refeição, o seu micro-ondas ou torradeira consumirá menos energia que o forno do fogão.Esquente, por exemplo, o exato volume de chá, café ou água quente que irá consumir.
Fonte: dicas do livro Better Home and Gardens