B&F Dias, fabricante brasileiro especializado em sistemas de aeração por ar difuso que atua em diversos países, forneceu um sistema Air Float para a Estação de Tratamento de Lixiviados (ETL), de propriedade da ESTRE Ambiental, Unidade Iguaçu, situada na Fazenda Rio Grande, Estado do Paraná, projetada, desenvolvida e fornecida pela BIOTECS.

O que são lixiviados? 

Os lixiviados são resíduos líquidos, com alta periculosidade ao meio ambiente, provenientes de aterros sanitários municipais. À medida que o aterro sanitário se torna mais velho, decrescem as cargas orgânicas e aumentam os níveis de amônia no lixiviado bruto.

Além de ter um eficaz pré-tratamento, a ETL utiliza um processo biológico aeróbio, do tipo lodos ativados, formado por um avançado sistema MBR – “Membrane Bioreactor”, que atualmente é visto como referência em tecnologia e elevado grau de tratamento. No processo MBR, o clarificador secundário é substituído por  módulos de membranas (ultra filtração ou microfiltração), proporcionando, entre outras vantagens, uma redução no volume do biológico (consequente menor “footprint”) e um lixiviado tratado de melhor qualidade.

Resultados

Para os especialistas do setor, os resultados que estão sendo alcançados pelo aterro sanitário são surpreendentes e gratificantes, quando comparados com os projetos, destinados para o mesmo fim. Um dos pontos altos do processo selecionado está na remoção de amônia, que é realizada biologicamente, não sendo necessário incorporar no sistema de tratamento de complexos e caros, tanto do ponto de vista de investimento – CAPEX, como de operação – PREX, sistemas físico-químicos para remoção e recuperação de amônia.

Controle dos parâmetros operacionais da ETL

Para melhor controle dos parâmetros operacionais da ETL, foi instalado na planta um laboratório de análises, completo e de última geração, capacitado para realizar todas as análises requeridas para o acompanhamento e monitoramento da referida estação de tratamento.

Capacidade

Hoje a ETL está tratando 500 m³/dia de lixiviado bruto com elevadas eficiências e resultados seguros e estáveis. Além disso, os processos biológicos se enquadram completamente dentro dos conceitos de sustentabilidade impostos inicialmente ao projeto, pelos especialistas da BIOTECS.

Sobre a BIOTECS

A BIOTECS é uma empresa de engenharia e contratos que desenvolve e oferece Soluções Tecnológicas Inteligentes (Sti’s) para a proteção do meio ambiente com mais de 240 Sti’s implantadas com sucesso no mundo todo.

Segundo o Diretor da empresa, Antonio Gilberto Salerno, a BIOTECS selecionou a B&F DIAS, para o fornecimento do sistema de ar difuso da ETL ( Estação de Tratamento de Lixiviados ), devido à qualidade de seus produtos, serviços e atendimento, que permitiram, a ambas as empresas, construir uma parceria confiável e duradoura durante as últimas décadas.

Deixe uma resposta

Abrir chat
1
Olá,
Precisa de ajuda?
Powered by