Referência em inovação tecnológica em equipamentos para estações de tratamento de efluentes, a B&F Dias está completando 25 anos em 2015. Quem vai nos contar um pouco sobre essa história é o fundador e atual diretor-presidente da empresa, Manuel Magalhães.
O que esses 25 anos de B&F Dias representam para o Sr.?
Uma realização muito grande e a sensação de dever cumprido. A B&F Dias foi criada para atuar no mercado de equipamentos para tratamento de efluentes com um único produto “Sistemas de Aeração” em um cenário desfavorável. O tempo passou nos tornamos líder absoluta na América Latina, expandimos nossa linha de produtos, viramos referência no assunto com projetos realizados em cinco continentes, enfim, orgulho e motivação são as palavras que melhor definem nosso espirito nesse momento de celebração.
Conte um pouco sobre o início dessa trajetória.
Como quase toda nova empresa, o início foi muito difícil. Uma marca nova, uma tecnologia desconhecida, um mercado imaturo e disponibilidade financeira restrita. No entanto, a vontade de transformar o sonho em realidade era maior. Nunca desistimos. Sempre encaramos os problemas de frente, com franqueza e transparência. Tivemos que buscar alternativas para nos manter no mercado e chegamos a derrubar nosso faturamento em 50% para buscar o que realmente estava em nossa visão de negócio. Se necessário, faríamos tudo de novo.
Como o Sr. vê o mercado nesse segmento?
Nosso mercado mudou sensivelmente nos últimos 25 anos. Inicialmente, tivemos que provar que a tecnologia funcionava. Depois, alinhar os custos de produção e o preço de venda a realidade do mercado brasileiro. Agora estamos vivenciando uma fase onde o mercado está muito mais maduro e a tecnologia consagrada. Os números refletem bem essa mudança de cenário: no ano 2000 fornecemos 30 plantas. Em 2015, mais de 300 plantas.
Quais são as perspectivas de crescimento?
Ano passado crescemos quase 40% e nossa meta para 2015 é de 20%. Tudo indica que conseguiremos cumpri-la, mas estamos muito preocupados com as consequências da crise hídrica e da instabilidade econômica. A crise hídrica está derrubando o faturamento das companhias de água e esgoto, o que significa redução nos valores de investimento no setor. Por sua vez, o cenário de instabilidade econômica provoca a incerteza de investimento. Nos manteremos atentos.
Quais são os desafios econômicos que empresa vivenciou?
Desafios não faltaram! Durante esses 25 anos, tivemos que aprender a trabalhar nas mais diferentes situações de demanda de mercado, variações cambiais, uma política tributária doentia e um cenário político sempre marcado por crises e incertezas. Tivemos momentos de superação, especialmente no começo de nossa história onde a nossa tecnologia era vista com desconfiança e o investimento em tratamento de esgoto era apenas um assunto secundário nas empresas e companhias do setor.
Qual/Quais as maiores contribuições que a B&F Dias proporcionou ao Brasil no que diz respeito ao saneamento básico e suas tecnologias?
Acredito que nossa maior contribuição foi o pioneirismo em uma tecnologia inovadora que melhorou a condição de saneamento do país com uma economia aproximada de 50% no consumo de energia elétrica. Temos orgulho de dizer que ajudamos a universalizar o saneamento, especialmente no Brasil.
Fale um pouco sobre os parceiros e colaboradores B&F Dias.
Nossos fornecedores são parceiros de longa data, alguns deles nos acompanham desde o início das atividades. Nosso relacionamento com eles é de parceria e desenvolvimento, e não simplesmente uma relação “fornecedor/cliente”. Nosso time é invejável! Temos uma equipe cuja média de idade é de 31 anos. Uma equipe jovem e dinâmica orientada por um grupo de profissionais bastante experientes em todas as áreas da empresa. Eles fazem toda a diferença para a empresa e nosso relacionamento com o mercado. Procuramos reconhecer isso ajudando de forma efetiva com projetos de qualificação e especialização e com uma oferta de benefícios e nível de salário acima da média do mercado.
Quais as conquistas ao longo desses 25 anos?
São muitas! Mas ter transformado a marca B&F Dias em sinônimo de eficiência, tecnologia e respeito ao cliente de forma internacional são as principais. E claro, o recorde de fornecimento de mais de 2500 plantas conseguido ano passado também é uma conquista que temos muito orgulho.
Conte-nos sobre os projetos futuros da B&F Dias.
Em 2003, nos mudamos de Taboão da Serra (SP) para Vinhedo (SP). Tínhamos uma área de 250 m² e viemos para uma de 3200 m². Hoje, nossa fábrica está pequena, e já adquirimos uma nova área de 24.000 m², onde estamos iniciando o projeto e construção de nossa nova sede. Por ser uma área que tem uma parte margeada pelo Rio Capivari, estamos desenvolvendo um projeto onde iremos recuperar a área de APP que está degradada. Vamos proporcionar a visita de escolas ao local para que as crianças possam conhecer o que é uma mata ciliar, a flora e a fauna típica dessa região. Nessa nova unidade que começará a funcionar no dia 03 de janeiro de 2017, vamos ter uma estação de tratamento de efluentes modelo e reúso de 100%. Paralelamente à construção da nova fábrica, continuamos no processo de desenvolvimento de novos produtos e do aprimoramento dos existentes.