Apesar da crise estabelecida em alguns setores da economia, algumas empresas intensificaram suas vendas em setores que permanecem ativos e otimistas. É o caso da B&F Dias e o setor de tratamento de efluentes. A empresa triplicou de tamanho nos últimos 03 anos e planeja um crescimento superior a 20% para este ano.
Líder absoluta em sistemas de aeração na América Latina com mais de 1300 plantas fornecidas em mais de 10 países, a empresa completou sua linha de equipamentos com o lançamento de comportas em aço inoxidável e trituradores para esgoto.
“Hoje temos dezenas de sistemas em funcionamento em Dubai, Angola, Colômbia, Equador, Panamá, Uruguai e milhares no Brasil”, diz Manuel Magalhães, diretor geral da empresa.
O crescimento ocorrido nos últimos anos obrigou a medidas de investimentos agressivas em todas as áreas da empresa. Absolutamente focada em tecnologia, a empresa lançou mais de 05 novas linhas de sistemas de aeração por ar difuso nos 2 últimos anos, e 03 modelos de comportas. Esses investimentos alteraram a estrutura da empresa significativamente, que precisou implantar processos e ferramentas para gestão de última geração.
Dentre eles, a empresa há mais de um ano conta com um programa integrado de fabricação e certificação chamado de B&F Full Engineering. Suportado por um ERP (Enterprise Resource Planning), o programa integra todas as etapas de engenharia e produção, conferindo controle de qualidade e desempenho em todo o processo, desde a elaboração do projeto até o momento da entrega.
“Este programa possibilitou uma redução de 15% no tempo de entrega, a disponibilidade da informação ao longo de todo o processo e maior eficiência produtiva”, assegura Isabela Monteiro, engenheira de produção da empresa e gerenciadora do B&F Full Engineering.
Investimentos significativos também foram feitos nas unidades da empresa. “Foram desenvolvidos dezenas de novos moldes e equipamentos para não comprometermos o crescimento da empresa”, diz Felipe Lima, gerente industrial da empresa que tem hoje uma média de produção de 150 projetos de sistemas de aeração por ano, empregando aproximadamente 70.000 difusores.
A linha de trituradores para esgoto abre espaço para uma nova tecnologia no manuseio de esgoto. Reduzindo o tamanho dos sólidos causadores de entupimentos e travamentos, protege os equipamentos ao longo do processo de transporte do efluente até a estação de tratamento, reduzindo os custos com manutenção das bombas e eliminando a operação de limpeza dos cestos de retenção nas estações de bombeamento. Os trituradores podem ser instalados tanto em linha, entre flanges, como em canal aberto. Empresas como a Sabesp já são clientes.
Até o final do ano a empresa promete mais novidades.