Recentemente foi inaugurada a Estação de Tratamento de Esgoto Capivari I. A inauguração contou com a participação de nosso presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos, e o presidente da SANASA, Lauro Péricles Gonçalves.
A ETE está localizada na região Sudoeste da cidade de Campinas que terá a partir de agora 80% de seu esgoto tratado. Foram projetados quatro módulos, sendo que apenas um foi implantando, as demais etapas ocorrerão quando houver a necessidade. Com esta nova estação será atendida uma população de 60 mil habitantes e deixarão de ser despejados 86 l/s de esgoto, no Rio Capivari.
Para a realização da obra foram implantados aproximadamente 19 quilômetros de emissários, coletores-tronco, interceptores, linhas de recalque e seis estações elevatórias de esgoto que transportará os esgotos coletados até a área de tratamento, lançando-o tratado no Rio Capivari, a jusante da foz do Ribeirão Piçarrão. O investimento desta obra foi no montante de R$ 60 milhões, sendo que R$ 46 milhões foram financiados através da Caixa Econômica Federal.
A ETE Capivari I utilizará o sistema do reator UASB, filtro biológico aerado submerso e decantador secundário, que terá uma eficiência na remoção de carga orgânica em 90%, com um efluente de boa qualidade, de características agradáveis, cristalino e elevado teor de oxigênio dissolvido.
Além de toda a obra e tecnologia implantada, houve a conscientização com o meio ambiente e foram plantadas mais de 11 mil mudas de diversas espécies arbóreas na ETE e nas imediações do córrego.
Através de todos estes recursos serão melhoradas as condições de vida aquática nos cursos d’água e também a saúde de toda a população.
Inovação no sistema de aeração
O sistema de aeração por ar difuso instalado no filtro biológico na ETE Capivari é muito diferenciado por utilizar difusores em aço inoxidável tubulares.
Segundo Bruno Dinamarco, gerente de contratos da B&F Dias, empresa fornecedora do sistema, trata-se de um sistema de aeração inovador. “O equipamento implantado possibilita um grande intervalo na utilização da vazão de ar com grande capacidade de mistura e utiliza componentes submersos isentos de manutenção”, explica.
Completa o sistema de aeração a geração de ar com sopradores de ar tipo roots (250 cv cada) e a tubulação de interligação em aço inoxidável que une os componentes de aeração aos sopradores.