Notícias

ETE CAPIVARI I

Recentemente foi inaugurada a Estação de Tratamento de Esgoto Capivari I. A inauguração contou com a participação de nosso presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o prefeito de Campinas, Hélio de Oliveira Santos, e o presidente da SANASA, Lauro Péricles Gonçalves.

 A ETE está localizada na região Sudoeste da cidade de Campinas que terá a partir de agora 80% de seu esgoto tratado.  Foram projetados quatro módulos, sendo que apenas um foi implantando, as demais etapas ocorrerão quando houver a necessidade. Com esta nova estação será atendida uma população de 60 mil habitantes e deixarão de ser despejados 86 l/s de esgoto, no Rio Capivari.

 Para a realização da obra foram implantados aproximadamente 19 quilômetros de emissários, coletores-tronco, interceptores, linhas de recalque e seis estações elevatórias de esgoto que transportará os esgotos coletados até a área de tratamento, lançando-o tratado no Rio Capivari, a jusante da foz do Ribeirão Piçarrão. O investimento desta obra foi no montante de R$ 60 milhões, sendo que R$ 46 milhões foram financiados através da Caixa Econômica Federal.

 A ETE Capivari I utilizará o sistema do reator UASB, filtro biológico aerado submerso e decantador secundário, que terá uma eficiência na remoção de carga orgânica em 90%, com um efluente de boa qualidade, de características agradáveis, cristalino e elevado teor de oxigênio dissolvido.

 Além de toda a obra e tecnologia implantada, houve a conscientização com o meio ambiente e foram plantadas mais de 11 mil mudas de diversas espécies arbóreas na ETE e nas imediações do córrego.

 Através de todos estes recursos serão melhoradas as condições de vida aquática nos cursos d’água e também a saúde de toda a população.

 Inovação no sistema de aeração

 O sistema de aeração por ar difuso instalado no filtro biológico na ETE Capivari é muito diferenciado por utilizar difusores em aço inoxidável tubulares.

 Segundo Bruno Dinamarco, gerente de contratos da B&F Dias, empresa fornecedora do sistema, trata-se de um sistema de aeração inovador. “O equipamento implantado possibilita um grande intervalo na utilização da vazão de ar com grande capacidade de mistura e utiliza componentes submersos isentos de manutenção”, explica.

 Completa o sistema de aeração a geração de ar com sopradores de ar tipo roots (250 cv cada) e a tubulação de interligação em aço inoxidável que une os componentes de aeração aos sopradores.

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on telegram
Share on email
Share on print

Veja também