As principais aplicações dos difusores de ar em sistemas de aeração têm se tornado cada vez mais comuns quando o assunto é eficiência em processos de tratamento de efluentes sanitários e industriais. No Brasil e no mundo, as principais instalações de tratamento construídas nos últimos 25 anos passaram a usar essa tecnologia.
Vale lembrar que as principais aplicações dos difusores de ar em sistemas de aeração são utilizadas com o objetivo de fornecimento de oxigênio à biomassa em processos de oxidação de carga orgânica dos mais variados tipos. É possível a utilização desse sistema em todos os tipos de tanques, lagoas, valos e canais, independentemente do formato geométrico ou material construtivo.
Uma das diferenças da aeração por ar difuso em relação à aeração mecânica – método anterior, mais utilizado no passado e que atinge a profundidade máxima de quatro metros -, é sua capacidade de funcionar de forma eficiente em profundidades para além dessa marca.
Entenda as principais aplicações dos difusores de ar
Além da possibilidade de serem adotados em profundidades maiores que as atingidas pelos aeradores mecânicos, os difusores de ar em sistemas de aeração de processos de tratamento de efluentes também podem ser aplicados com sucesso em:
- Sistemas de lodos ativados convencionais;
- Sistemas de lodos ativados com aeração prolongada;
- Sistemas Lodos Ativados por Batelada (SBR);
- Reator de Biofilme de Leito Móvel (MBBR);
- Biorreatores com Membranas (MBR);
- Biofiltros Aerados Submersos;
- Tanques de Equalização;
- Digestores Aeróbios;
- Caixas de Areia Aeradas;
- Ozonizadores
Vantagens das principais aplicação dos difusores de ar
As vantagens das principais aplicações dos difusores de ar nesses sistemas também são superiores em relação à aeração mecânica. Entre elas, destacam-se:
- Maior transferência de oxigênio;
- Melhor distribuição de oxigênio dissolvido;
- Adaptabilidade em qualquer desenho;
- Menor custo de operação;
- Produzem menos aerossóis;
- Menor consumo de energia elétrica;
- Melhor mistura;
- Flexibilidade;
- Melhor decantação do efluente;
- Baixa manutenção.
Tipos de sistemas de aeração por ar difuso
A B&F Dias, maior empresa de sistemas de aeração por ar difuso da América Latina, atua com três tipos de equipamentos. São eles:
- Sistema de Aeração Fixo: é empregado com todos os tipos de difusores de ar, sejam tipo bolha fina ou bolha grossa, circular ou tubular e representa o que existe de mais alto em termos de transferência de oxigênio e baixo consumo de energia. É também indicado para aplicação em todos os tipos de lagoas ou tanques de concreto, metálicos, fibra de vidro (PRFV) ou termoplásticos.
- Sistema de Aeração Removível: É dividido em duas categorias:
B&F Air Float – indicado para tanques ou lagoas de aeração. O sistema apresenta ramais flutuantes para distribuição de ar, fabricados em polietileno de alta densidade (PEAD). Destes ramais flutuantes, derivam-se as unidades de difusão (grades de aeração) que podem estar apoiadas ou não no fundo.
B&F Air Grid – aplicado em tanques ou lagoas de aeração de todos os tipos. Único no mercado, o sistema destaca-se por disponibilizar alta densidade de difusores, permitindo a injeção de elevada vazão de ar. A alimentação das grades é feita por mangueira flexível conectada a tubulação de interligação proveniente dos sopradores.
A empresa ainda tem uma linha de difusores tipo painel de bolha ultra fina – B&F Strip Diffuser que garante taxas de transferência de oxigênio de até 30 g/Sm³.m. O B&F Strip Diffuser é um difusor com membrana em poliuretano. Ele conta com rápido sistema de fixação, permitindo a instalação de difusores, altamente estáveis, diretamente no piso com ajuste de altura. Os difusores ainda contam com válvula de retenção contra a entrada de água e lodo, permitindo simultaneamente o alívio da membrana, o que significa baixos custos de operação e energia.
Gostou dessas dicas? Para saber mais sobre as principais aplicações dos difusores de ar em sistemas de aeração, continue acompanhando nossos textos no site da B&F Dias!