Um dos problemas mais tristes e graves que o Brasil ainda enfrenta, é a escassez de saneamento básico que ainda acontece em diversas regiões do país, causando sérios problemas e dificuldades na saúde e prejuízos à vida.
Seja por questões políticas ou apenas por extrema situação de pobreza, a exposição de pessoas – e principalmente, crianças – à água poluída e danosa, é uma realidade lamentável em pleno século XXI. O Brasil enfrentou nos últimos anos um avanço nesse sentido, no entanto, são progressos muito pequenos comparados as consequências negativas que esse problema ainda reflete na população.
A falta de abastecimento de água potável, coleta e tratamento de esgoto, manejo de resíduos sólidos e controles de pragas, afeta diretamente a saúde e expectativa de vida da população causando doenças que podem ser fatais, como:
- Febre Tifóide
- Febre Paratifóide
- Shigelose
- Cólera
- Hepatite A
- Leptospirose
- Giardíase
Entre outras.
Dados oficiais do sistema de saúde, apontaram que em 2017, mais de 260 mil pessoas foram internadas por doenças causadas por falta de saneamento.
Hoje no Brasil, a fração da população que apresenta acesso a distribuição de água tratada é de 83,4%, fazendo com que quase 35 milhões de pessoas ainda não recebam esse recurso. Já a parcela de brasileiros que apresentam o serviço de coleta de esgoto é de 52,4%, deixando cerca de 100 milhões de pessoas sem acesso. Apenas 45,1% dos esgotos são tratados, tendo em média 5.560 piscinas olímpicas de esgotos sendo despejados na natureza DIARIAMENTE.
As maiores obras de saneamento do Brasil, tem tecnologia B&F Dias. Atuamos há 30 anos com qualidade e eficiência em diversos projetos que promovem saneamento básico, levando à milhares de pessoas a oportunidade de desfrutar de qualidade de vida.
Você já conhece os projetos de saneamento da BF Dias?
Acesse nosso site e fique por dentro!